quarta-feira, 22 de junho de 2011

A diálise e as vitaminas

O uso de suplemento de vitaminas é muito comum na diálise apesar de pouco entendido. Suscita dúvida nos pacientes e até mesmo nos médicos. Falaremos sobre o uso das principais vitaminas nos pacientes em diálise.
As vitaminas do complexo B, a B12 e B6 principalmente, são usadas como tentativa de um melhor controle da anemia. O ácido fólico, outra vitamina, também tem papel nesse sentido.
A vitamina C, que está presente em boa quantidade em alimentos com alto teor de potássio e que acabam sendo evitados, é usada numa tentativa de melhor absorção e aproveitamento do ferro ingerido e principalmente pelas suas propriedades anti-oxidantes, no propósito de controlar a inflamação presente no organismo de renais crônicos.
A vitamina D, que deixou de ser corretamente ativada pelos rins doentes, passa a ser administrada para diminuir os efeitos do hiperparatireoidismo e a doença óssea secundária à insuficiência renal.
A vitamina E tem papel no controle de cãibras persistentes em pacientes em hemodiálise.
As doses corretas das prescrições dessas vitaminas variam muito de paciente para paciente e entre os médicos. Isso ocorre porque o conhecimento atual ainda não explica o papel exato e todas as vantagens e desvantagens do seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário