quarta-feira, 13 de julho de 2011

Alimentos ricos em fósforo

O portador de insuficiência renal, principalmente o que já está em diálise, tem dificuldade de eliminar o fósforo (P) do organismo, que se acumula e passa a gerar problemas, como a piora do hiperparatireoidismo (aumento do PTH) e a hipocalcemia (redução do cálcio). Indiretamente, a hiperfosfatemia (P alto) gera calcificação vascular e de outros tecidos, aumentando a mortalidade desse indivíduo.
Para um melhor controle do nível de P no organismo deve-se seguir algumas orientações do nefrologista responsável, que invariavelmente são boas doses de diálise, uso de quelante de fósforo (carbonato ou acetato de cálcio, sevelamer) quando necessário e, principalmente, dieta pobre em fósforo.
Esse último item é difícil de se executar porque os alimentos ricos em proteínas geralmente são os ricos em fósforo, e devido à diálise fazer com que se perca muita proteína, é necessário que alimentos ricos em proteínas sejam consumidos. Portanto, restringindo o fósforo da dieta, estaremos ao mesmo tempo, restringindo as proteínas, o que é indesejável.
O que se deve fazer nessa situação é preferir aqueles alimentos com o máximo de proteína e o mínimo de fósforo, deixando de lado aqueles pobres em proteínas e ricos em fósforo.
Abaixo, colo uma lista da última publicação científica brasileira sobre o tema, o Jornal Brasileiro de Nefrologia, abr,2011:
Note que se deve preferir a carne de porco ou frango ao peixe e ao fígado. Que se deve evitar o leite e seus derivados. Que o feijão e a soja têm muito fósforo pra muito pouca proteína e que a exemplo das castanhas como o amendoim são indesejáveis. Também o chocolate e o presunto devem ser algo raro no cardápio.
Aproveite as dicas, diminua o seu fósforo e viva melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário