terça-feira, 14 de setembro de 2010

Doença Óssea na Insuficiência Renal

Baixa do cálcio e da vitamina D e aumento do fósforo no sangue são ocorrências comuns e, em até certo ponto, esperadas no portador de insuficiência renal. Essas alterações isoladas ou em conjunto, à medida que a função renal se deteriora, através de mecanismos hormonais já bastante esclarecidos provocam um aumento da secreção do paratormônio (PTH) pelas paratireóides, que são glândulas que ficam na parte anterior do pescoço.
A essa condição dá-se o nome de hiperparatireoidismo secundário. É secundário à doença renal que dá início e perpetua essas alterações hormonais.
Se não for tratado a tempo e intensamente, esse estado de excesso de PTH leva a uma perda importante de massa óssea. Os ossos ficam frágeis, deformados e propensos a se quebrarem com muita facilidade.
Deve-se portanto prestar atenção às orientações dietéticas prescritas para que se diminua a ingestão de altos teores de fósforo na dieta, usar os quelantes de fósforo (renagel, carbonato de cálcio, acetato de cálcio) quando indicado e, usar corretamente a vitamina D (calcitriol) quando prescrita.
Por vezes, o problema torna-se tão intenso que é necessário que se faça a retirada cirúrgica da paratireóide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário