quarta-feira, 7 de julho de 2010

Litíase Renal e NQI

Fiz uma procura sobre o que há de novo na internet a respeito de litíase renal para o leigo e me deparei com uma informação nova. É o chamado NQI, que parece querer dizer núcleo quelado inteligente, ou alguma coisa parecida.
O produto, registrado na ANVISA como suplemento alimentar e não medicamento, oferece em sua propaganda boca a boca benefícios na redução da formação de cálculos.
Fiz uma pesquisa em base de dados científicos (medline) e não encontrei informação alguma a respeito desse produto ou seus componentes. As "informações científicas" do site do medicamento não têm relevância pois são capítulos de livros de área básica que em nada demonstram o efeito desse produto na redução ou na cura de litíase renal e nem mesmo têm essa intenção. Até as pseudo informações constantes em artigos de revisão em inglês nada querem informar nesse sentido.
Não sou uma pessoa cética, de forma alguma, porém recomendo cuidado aos futuros compradores desse produto. Não há prova científica alguma de que ele funcione, e na minha opinião, ele não traz benefício. As causas de litíase são variadas e o tratamento é específico para cada uma. O único tratamento efetivo que todas as causas compartilham é a ingestão aumentada de líquidos e qualquer panacéia que ofereça benefício parecido é no mínimo desonesta intelectualmente.
Enfim, vejo uma corrente de propaganda desse produto na internet brasileira, inclusive com vários depoimentos pessoais. O curioso é que é muito mais raro depoimentos pessoais e testemunhos de medicamentos como captopril, insulina, antibióticos em geral, que, mesmo não prometendo resultados fantásticos, preservam a vida e o bem estar de milhões de pessoas no planeta, reconhecidamente. Portanto, estou bastante desconfiado da boa fé dos marqueteiros desse NQI.
Arrematando: quando a esmola é demais, o santo desconfia. Tomem, portanto, as suas próprias decisões, visto que não há necessidade de receita médica para a compra desse tipo de produto.

* Fechei a caixa de comentários porque a grita está enorme e há vários vendedores do produto esperneando nela. Eu não tenho tempo para fazer moderação dos comentários. Aos leitores de boa fé, minhas desculpas.

24 comentários:

  1. Será que muitas pessoas no qual dão seu depoimentos estão mentindo?? Porque não pode dar resultado ?? hoje estou mais acreditando neste produto do que nos medicos de hoje que pensam na grana e não no bem estar dos pacientes.

    ResponderExcluir
  2. Como iriam, os cientistas, certificarem um produto que seria " a salvação " pra os portadores de tão incômoda doença e acabar com as tão caras cirurgias, com a venda de outros remédios ligados a essa disfunção? Infelizmente a medicina virou comércio e os hospitais são meras lojinhas...
    Tomei esse NQI e posso afirmar que 1 pedra sumiu e outras 2 diminuiram... Se foi o NQI não posso afirmar com toda certeza pois não tem comprovação científica, mas como é possível pedras que só cresciam, praticamente sumir em 2 meses?????

    ResponderExcluir
  3. Pura enganação acho que deveria ser tomada providencias a respeito deste produto.Tomei por 04 meses não funciona para calculos renais é pura enganação não recomendo a ninguem, alem do mais é caro 04 frascos com 100 capsulas 400 reais. Não caiam nessa.

    ResponderExcluir
  4. Pura enganação acho que deveria se tomada providencias a respeito deste produto NQI. Tomei por 04 meses não funciona para CALCULOS RENAIS é pura enganação não recomendo a ninguem, alem do mais é caro 04 frascos com 100 capsulas 400 reais. NÃO CAIAM NESSA.

    ResponderExcluir
  5. Acho que muito pior do que tomar um siplemento que não faz mal algum na esperança de se livrar de cálculos, é fazer LITOTRIPSIA, que já está proibida na Europa e ESTUDOS CIENTÍFICOS comprovam que causam danos irreparáveis nos rins de quem a faz. Estou tomando o NQI e minhas dores causadas por um cálculo de 1cm já sumiram.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que os médicos estão mais preocupados com seus rendimentos do que com seus pacientes. Quanto ao suplemento em questão, só posso dizer que usei e funcionou, o resto é conversa.

    ResponderExcluir
  7. Se você tiver uma gripe e tomar alface batido com creme de leite mocóca e batata doce é bem provável que também dê resultado.
    O necessário (e mais difícil) é comprovar a relação de causa e efeito, que acredito eu, esse NQI não possui nenhuma em relação à eliminação/tratamento de cálculo renal.
    É mais um de milhares de caça-níqueis dos desesperados que aparecem o tempo todo.
    Conversem com o seu médico, é a pessoa melhor habilitada a lhe dar orientações.

    ResponderExcluir
  8. Você é um nefrologista. Óbvio que prefere indicar que as pessoas façam consultas e que usem outras formas de tratamento como por exemplo a própria litotripsia, afinal, você é apenas mais um dos médicos que só está preocupado em não diminuir as visitas em seu consultório. Eu usei este suplemento polêmico e posso afirmar que no meu caso funcionou, mas da primeira vez que eu tive cálculo, devido a orientação de um médico como você, tive de passar pelo constrangimento de fazer uma litotripsia e ficar com um cateter duplo J gemendo de dor por mais de um mês. Na segunda vez que os cálculos apareceram, me neguei a fazer outra litotripsia e graças a DEUS depois de 2 meses usando o NQI fiz uma ultrasom e já não apareceu mais nada. Continuo usando o suplemento e tenho certeza que não voltarei a ter o problema. Se isso para você não significa nada, lamento dizer, mas sinceramente não gostaria de ter você como médico.

    ResponderExcluir
  9. Luiz,
    O método científico se desenvolveu durante séculos. Já achamos que a Terra era plana e que era o centro do universo. Com um pouco de observação, raciocínio e método, concluímos que isso não era verdade.
    O simples fato de você ingerir algo e um problema sumir, não quer dizer que aquilo foi causa disto, muito menos que aquilo causará isto em outra pessoa.
    É só a partir de observação clínica em uma grande população, uso de metodo científico, controle com placebos é que se pode afimar que A causa B na população C. Sem isso, nunca vai se afastar o acaso como indutor de fatos.
    Enfim, se você se viu livre de cálculos, ótimo, mas nada pode provar que foi o NQI que fez isso por você. Na verdade pode ter sido o suco de laranja que você tomou, ou o churrasco de domingo. Ou nada disso, só o simples acaso.
    Compreende?

    ResponderExcluir
  10. boa noite, este blog pode ser a solução de um problema serio que venho passando. A minha mãe sofre de uma dor terrivel do lado esquerdo na altura do umbigo só que mais a esquerda. Uma dor que diz ela irradiar para as costas. Minha mãe tem crises diárias e vive a base de remédio. Essa dor ja perdura mais ou menos 7 anos, em um vai e vem de crises. ela ja fez vários exames o ultimo uma tumografia não revelou alteração alguma nos rins. Estive pesquisando e fazendo o papel que os medicos não fazem. Descobri esse remédio e vou comprar para ela. Quero saber do responsável pelo blog se é viável ir a um nefrologista ja que ela nunca foi, e os urologistas dizem que ela não tem nada. No ultimo ultrassom apareceram pedrinhas minusculas consideradas areia, e o médico disse que não causa essa dor terrivel. Mas eles não dão uma solução enquanto isso vejo minha mãe definhar. O que eu faço.....PRECISO DE UMA ORIENTAÇÃO URGENTE........

    ResponderExcluir
  11. São poucas as causas de dor nos rins, e uma delas é a litíase. Como a tomografia não mostrou cálculos, provavelmente a causa não é essa. Talvez a dor não seja nos rins.
    Leve sua mãe a outro médico. Recomendo um clínico geral.

    ResponderExcluir
  12. Oi gostaria de ter informações sobre o medicamento Pedrim,ele dissolve calculos nos rins?

    ResponderExcluir
  13. Elisangela, Tomei 4 frascos de NQI tinha e continuo tendo uma pedra no rim direito. Fiz uma urologia excretora hoje e ela continua lá.

    ResponderExcluir
  14. Desconheço essa medicação Pedrim. Até o dia de hoje nada publicado na literatura científica fala sobre algum medicamento que dissolve cálculos renais.

    ResponderExcluir
  15. Olha doutor, sinto muito em discordar das suas opiniões, mas tomei esse NQI e posso afirmar que 1 pedra sumiu e outras 2 diminuiram... Se foi o NQI não posso afirmar com toda certeza, porque não sou especialista nisso, mas como é possível pedras que só cresciam, praticamente sumir em 2 meses????? Pode me explicar isso? Será que as pessoas que criticam o nqi não estão fazendo isso para que alguns médicos possam continuar com as caras cirurgias, litotripsias e com a venda de outros remédios ligados a essa disfunção? Infelizmente boa parte da medicina de hoje virou comércio e os hospitais são meras lojinhas... Só posso acreditar naquilo que realmente vi e comprovei.

    ResponderExcluir
  16. Também tomei o NQI por quatro meses e nada aconteceu ou melhor perdi 300 reais em quatro frascos,mais gasolina pra ir bucar na loja na zona norte,pra mim não funcionou

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, quando postarem informações, por favor procurem se identificar. O ultimo comentário foi negativo sobre o produto, mas é muito suspeito. A pessoa não teve sequer coragem de colocar o nome, ou seja, deve ser um médico amigo do Doutor que escreveu o Blog ou o próprio Doutor. Então como para mim funcionou? Além disso, ele diz que gastou com o produto e não resolveu, mas mesmo que isso pudesse ser verdade (o que não acredito que seja), o pior foi o meu caso, que não tenho plano de saúde e tive que gastar uma forntuna em consulta e com uma maldita litotripsia antes de conhecer o nqi? E o pior, só me ferrei porque a litotripsia me causou hematuria, fiquei urinando sangue por mais de uma semana com dores insuportáveis causadas pelo maldito cateter e os pedaços originados pela litotripsia não saiam de jeito nenhum. O médico disse que estava tudo bem e que isso era normal, mas antes de fazer a litotripsia ele me disse que seria um procedimento simples e que não sentiria nenhuma dor. Desgraçado mentiroso! Sofri muito até que começei a usar o nqi e finalmente depois de quase 3 meses de uso fiz uma nova tomografia e as pedras tinham sumido sem passar pela merda do cateter. Voltei ao médico que graças a deus retirou o cateter. O nqi foi o que resolveu o problema que o doutor deveria ter resolvido. O melhor de tudo é que depois que comecei a usar o nqi as dores do cálculo desapareceram, mas as dores da porcaria do cateter continuaram cada vez que eu ia urinar. Lamento aos adoradores da medicina, mas só eu mesmo que fui um trouxa para passar pelo que passei. Nunca mais caio na mão de nenhum urologista açougueiro.

    ResponderExcluir
  18. Estou tomando NQI há 15 dias e postarei meus resultados em breve, com ultrassonografias, tomografias e publicarei um estudo sobre meu caso, nada científico.

    Para todos nós que passamos pelo sofrimento, é simples jogar a culpa no médico por ele ter indicado as formas reais e científicas.

    Para os médicos, é complicado receitar algo que pode ser que agrave, não funcione e sem dados científicos!

    Para aqueles que querem tomar NQI, façam que nem eu...Procurem na internet e se baseiem em relatos, ou procurem algum homeopata, naturólogo e etc.

    Sobre o criador do blog, sugiro você evitar comentários desagradáveis tais como:

    "Na verdade pode ter sido o suco de laranja que você tomou, ou o churrasco de domingo. Ou nada disso, só o simples acaso."

    Isso eu faço todos os dias, e já teria sido resolvido sem NQI, não concorda?

    Abraços,

    Daniel.

    ResponderExcluir
  19. Obtive a informação que mais de 90% dos cálculos renais são de Exalato de Cálcio, e que perto de 10% são de Urato.
    As pedras de Urato são facilmente fragmentadas por Lipotripsia e as de Cálcio nen sempre.
    Acontece que o NQI dissolve somente as pedras de Cálcio que, felizmente, são a maioria. As pedras de Urato não são atacadas.
    No meu caso, tinha uma pedra de 7,5mm no rim direito que não foi fragmentada pela Lipotripsia, portanto era de Cálcio. Depois de tomar NQI por 50 dias fiz nova Ecografia hoje, 27/01/2011 e foi constatado que a pedra diminuiu para 5mm.
    Espero estar livre dela em, no máximo, 60 dias.
    Espero ter colaborado com os sofredores renais.

    ResponderExcluir
  20. Vou colocar um pouco de rigor e método no seu relato, Nelson.
    1) Oxalato de cálcio é a substância. Sim, a maioria dos cálculos são de sais de cálcio. Isso é fato.
    2) "Acontece que o NQI dissolve somente as pedras de Cálcio" é uma afirmação que você tirou de onde? Nada prova isso. Nem que ele dissolva somente cálculo de cálcio nem de urato. Em verdade, provavelmente isso não é certo.
    3) Quanto à pedra que "não foi fragmentada pela Lipotripsia, portanto era de Cálcio": você concluiu isso baseado no que? Esse "portanto" não tem razão de existir na sua oração.
    4) A sua pedra na primeira ultrassonografia (US) tinha 7,5 mm e na segunda 5,0 mm. Analisemos isso. A US é um método operador dependente e é extremamente fácil medidas pequenas variarem entre um operador e outro, e até mesmo, entre o mesmo operador em ocasiões diferentes. Isso acontece toda hora e todo dia. Talvez da próxima vez ele esteja com 9,0 mm sem que na realidade ele tenha realmente mudado de tamanho. Não vou entrar em detalhes técnicos do método para não me alongar.
    5) Considerando que realmente o cálculo tenha diminuído de tamanho, como poder acreditar que o fato se deveu ao uso do produto em questão? Fazer essa relação com pouca margem de erro é possível, mas o método para se fazer isso é muito diferente do que você usou.

    ResponderExcluir
  21. Olha, pessoal, eu vou ser bem enfático e não vou mais comentar esse assunto, e qualquer comentário ofensivo não vai ser publicado.
    Se esse preparado realmente funcionasse, não sejamos inocentes, a "grande" indústria farmacêutica já tinha feito ensaios clínicos relevantes e provado a sua eficácia, assim, satisfazendo o meio científico-profissional no qual eu me incluo. Estaria lucrando tubos de milhões de dinheiros.
    Acham que a indústria não faz isso por ser desavisada? Por ser amadora? Por favor, mais sensatez.
    Assunto encerrado!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Dr. Eduardo. Li o seu blogue e também não pude deixar de ler o último comentário que foi feito pelo senhor Robson Luiz. Acredito que ele foi meio grosseiro em suas colocações, mas em partes tenho que concordar com ele. Vejo que a discussão no seu blogue ficou meio calorosa, mas se o senhor aceita minha opinião, acho que não deveria mesmo apagar os comentários escritos no blogue, ao não ser que contenham palavrões ou seja de muito baixo nível. Apagar somente os comentários que não lhe convém, concordo que fica deselegante de sua parte. Não pude deixar de perceber pela forma como ataca o suplemento nqi em seu blogue que está se sentindo incomodado com a existência do produto. Apesar de ter compreendido que não acredita que o suplemento funcione, gostaria de relatar minha experiência para sua análise e também de receber sua opinião. Em abril de 2009, descobri pela primeira vez que estava com pedra nos rins. Os exames acusaram um cálculo de 7mm no meu rim esquerdo. Na época, busquei tratamento sob orientação médica do Dr. Fabio Vicentini, que me receitou o LITOCIT. Passei tão mal com o uso do medicamento que fui obrigada a suspendê-lo logo na primeira semana. Na semana seguinte tive uma nova cólica renal, onde meu marido teve que me levar ao hospital para tomar soro, voltaren e buscopan. No dia seguinte visitei novamente o médico e desta vez a recomendação foi para consumir apenas muita água. Pois bem, segui novamente a orientação, mas depois de alguns dias voltei a sentir uma dor parecida com pontadas nas costas e aquilo passou a me incomodar diariamente. Nesta época, conheci em Jundiaí um terapeuta ortomolecular chamado Dr. Simeão Lopes Vieira, o qual me indicou o uso do suplemento. Como o próprio Dr. Simeão me garantiu que o produto não causaria nenhum mal estar e nenhum efeito colateral (ao contrário do LITOCIT), passei a utilizá-lo para tratar do problema. Após os primeiros dias de uso já não senti mais as pontadas que me incomodavam e depois de quatro meses de uso diário e contínuo realizei uma nova ecografia, confirmando a ausência da pedra. Sei que a ciência e a medicina evoluíram muito, mas na época o uso do suplemento me pareceu uma boa alternativa. Talvez o senhor esteja certo Dr. Eduardo e o que tenha me curado foi a minha fé no suplemento. Mas agora, infelizmente, passados mais de um ano do ocorrido, nesta última terça-feira, dia 25/01/11, tive uma nova cólica renal e meu marido teve que me levar outra vez para o hospital. Depois de realizar uma ecografia na quinta-feira, ficou constatado um cálculo renal de 4mm desta vez no rim direito. O médico que viu o exame pediu para que eu tome apenas muita água, mas estou com medo de ter uma nova cólica. Assim que voltei para casa, pensei imediatamente em comprar o suplemento nqi para usar, já que ele funcionou da primeira vez, mas acabei encontrando o seu blogue quando procurava o produto na internet para comprar. Gostaria de aproveitar e lhe fazer três perguntas. Já que a medicina evoluiu tanto, porque os médicos que consultei recomendam apenas o consumo de água no meu caso sendo que posso ter uma nova cólica a qualquer momento? Porque depois de passado mais de um ano o meu organismo voltou a formar um cálculo renal? Já que o senhor não recomenda o uso do suplemento, haveria algum outro tratamento mais barato, rápido e eficaz para eliminar este cálculo de 4mm que está no meu rim? Aguardo suas respostas com certa urgência. Muito obrigada. Roberta Goulart. robertagoulart@rocketmail.com

    ResponderExcluir
  23. Eu tb tenho problemas com cálculos renais, a um ano atrás em uma viagem a Portugal tive uma crise e depois de tanta dor e remédios, coisa que durou 3 meses a pedra saiu(6mm) e levei para análise, era de oxalato de calcio, e ainda havia mais um cálculo pequeno no rim direito, voltei para o Brasil, e passado 1 ano realizei novos exames(ultrasson), e para minha surpresa, ñ tinha uma e sim 2 pedras uma no rim direito de 5.8mm e outra no rim esquerdo de 4.8mm, já bateu um desespero, pois os Médicos falam que ñ há nada que dissolva cálculos renais, somente cirurgia para retirada, ou quebrar em pequenos pedaços para sair na urina(litotripsia) o que imagino que deva doer muito, então procurei na net por casos de cálculos, e vi muitos relatos positivos sobre o NQI, semana seguinte perguntei ao Dr. se ele conhecia sobre o produto, e a ação do mesmo, disse ñ conhecer e nem acreditava na dissolução dos cálculos, falei q iria experimentar, a resposta dele foi "TOME POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO"
    Como eu ñ tinha outra saída tentei experimentar comprei 2 frascos, e assim que chegou comecei a tomar 3 por dia em jejum, e ao termino de 30 dias fiz um raio x das vias urinárias.
    resultado: Ñ havia cálculo, levei ao Dr ele mandou eu fazer outro raio x, ñ acreditou no exame, então levei o mesmo exame ao especialista e como esse ñ sabia que eu estava a tomar NQI, a resposta dele foi, Vc ñ tem nada, nenhuma pedra, foi então que mencionei sobre o NQI, ele simplesmente riu e disse que se quero acreditar que foi isso que me curou que acredite, mas nada dissolve cálculos renais, e para ele o que ocorreu foi que o exame anterior deu errado mais nada...
    Bem como sabia que o exame estava correto, pois em meu exame de urina havia muito sangue, além do desconforto, e tb já tive outros cálculos menores, achei melhor nem falar mais nada a respeito e saí do consultório...Valeu a pena a tentativa pois me livrei da litotripsia, recentenmente descobri outra coisa que tb vale a pena tentar, sobre o cloreto de magnésio PA, veja o vídeo do Dr. Falando algo sobre:http://www.youtube.com/watch?v=nd0QmDynCac
    Penso que qualquer coisa vale a pena tentar, somente assim para descobrir se resulta ou ñ, pois pelos Médicos ñ ha nada que dissolva um cálculo...e ñ adianta insistir nem mesmo com os exames de prova
    Eu recomendo, pois para mim resultou...
    Boa sorte a quem resolver tentar...
    Michele S.

    ResponderExcluir
  24. Roberta,
    Para as suas 3 perguntas existem respostas bastante esclarecedoras. Todas elas podem ser dadas por um nefrologista bem formado e atencioso, dentro de um consultório médico, que é o local apropriado para consultas.
    Diga-me onde mora que terei prazer em indicar um colega ou serviço universitário para você.

    ResponderExcluir