sexta-feira, 9 de julho de 2010

Hemodiálise


Essa é a forma de substituição renal mais utilizada no mundo todo. No Brasil, é de longe o método mais comum, sendo que a diálise peritoneal e o transplante renal são menos usados. A adoção de um método nunca exclui a possibilidade de se mudar para um dos outros, já que eles são intercambiáveis.



Está indicada a hemodiálise para um indivíduo quando a função renal atinge níveis críticos (creatinina muito alta), quando o potássio fica constantemente muito alto, o sangue ácido em demasia, a produção de urina diminui muito não sendo mais capaz de eliminar todo o excesso de líquido, sintomas como vômitos e confusão mental aparecem, ou a desnutrição por falta de apetite se torna um problema. Qualquer das ocorrências acima pode levar o paciente à necessidade de diálise, a critério do médico nefrologista assistente.
Agora, o que é essa tal da hemodiálise???!!!
É uma forma de eliminar as toxinas e o líquido em excesso do sangue, cuja filtração e eliminação para a urina não é mais desempenhada de forma adequada pelos rins. O sangue é retirado de um vaso sanguíneo do indivíduo e levado para o interior de um filtro próprio (dialisador, capilar) na máquina de hemodiálise (fotos) onde ele entra em contato íntimo (através de uma membrana ultra-fina com poros microscópicos) com a solução limpadora e nela deposita essas toxinas em excesso e elimina o líquido a mais que está no corpo da pessoa. A seguir, esse sangue é devolvido já filtrado para a pessoa, tudo de forma contínua durante aproximadamente 4 horas, que é o tempo de cada sessão, que por sua vez, repete-se 3 vezes na semana.
Isso não é uma forma de tratar os rins doentes, é apenas o tratamento das consequências ruins desse estado. Geralmente, os rins tendem a continuar piorando, infelizmente, já que não há cura para a insuficiência renal crônica, apenas o controle dos problemas gerados por ela.
Então, não é necessário entrar em pânico se a diálise se fizer necessária. Apesar de triste e decepcionante no início, ela não é uma coisa ruim, é uma coisa necessária. Milhões de pessoas, hoje, mantêm-se vivas e produtivas graças a essas terapias substitutivas, como a hemodiálise.
Voltaremos a falar no assunto. Esteja à vontade para comentar ou tirar dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário