sexta-feira, 11 de junho de 2010

Litíase Renal (pedras nos rins)

A formação de cálculos renais é muito comum no ser humano. É ligeiramente mais frequente nos homens e tem um traço familiar relevante, ou seja, pessoas com cálculos geralmente possuem parentes que também os têm. Uma pessoa que já teve um cálculo tem uma boa chance de formá-lo novamente.
Quando os cálculos se movem no trato urinário costumam provocar bastante dor, que geralmente é sentida nas costas e, com menor frequencia, na região baixa do abdome e na genitália.
Os cálculos podem ser eliminados espontaneamente ou necessitarem de intervenção urológica para serem retirados. Essas intervenções podem ser desde uma LECO (litotripsia extracorpórea por ondas de choque) até cirurgias abertas, passando também pelos procedimentos endoscópicos.
Eles podem ser localizados ainda nos rins ou mais abaixo, nos ureteres, na bexiga ou até mesmo na uretra. Dependendo da localização do cálculo, quando há a necessidade de intervenção, um método é mais recomendado do que outro.
Originalmente são formados nos rins em seus sistemas coletores e migram para partes mais baixas do trato urinário.
São variados os mecanismos de formação dessas pedras, sendo as mais comuns aquelas formadas por sais de cálcio. Comumente se acha a causa responsável pela formação desses cálculos e um tratamento específico pode ser efetuado para que novas pedras não se formem. Diferente do que se pode pensar, a restrição de cálcio na dieta não previne a litíase renal. A forma comum de prevenção a todas as causas é uma a ingestão abundante de líquidos, que propicie um volume urinário de pelo menos 2 litros diários, desse modo diluindo os sais que formarão os cálculos dificultando sua agregação.
Drogas específicas para cada causa podem ser usadas com sucesso na prevenção da litíase uma vez que se identifique o mecanismo causador. Essa identificação pode ser feita pelo nefrologista.
A situação mais crítica nessa doença acontece quando o cálculo obstrui completamente a saída da urina. Essa é uma urgência tratada pelo urologista.
A litíase renal é uma doença em que o nefrologista e o urologista atuam em conjunto no seu tratamento e prevenção. Cabe ao primeiro a pesquisa da causa, sua prevenção e o tratamento dos casos em que a eliminação das pedras é espontânea e ao segundo o tratamento das situações em que haja a necessidade de intervenção para retirada dos cálculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário