quinta-feira, 10 de junho de 2010

O que é nefrite??

Nefrite é um termo amplo que designa as condições inflamatórias que acometem os rins. Geralmente quando se fala em nefrite, nos referimos ao acometimento dos glomérulos. Em condições normais não há inflamação dos glomérulos. As nefrites ocorrem devido a diversas causas e nos mais variados cenários.
Uma condição bastante comum é a que ocorre em crianças até a adolescência e está relacionada a infecções de pele. O que acontece é uma inflamação renal causada pelo próprio sistema imune do indivíduo e desencadeada pela presença da bactéria causadora da infecção cutânea. Além da infecção de pele ou sua ferida cicatricial recente, observa-se inchaço importante, aumento da pressão arterial e às vezes redução do volume e escurecimento da urina. Essas crianças quando atendidas corretamente não têm sequela alguma na grande maioria dos casos.
Menos comumente também se vê crianças que perdem muita proteína pela urina e por causa disso ficam bastante inchadas. Esses casos podem configurar o que se conhece por síndrome nefrótica. Muitos desses casos se curam rapidamente após o uso de medicação prescrita pelo pediatra, outros já apresentam uma dificuldade maior para controlar a perda de proteínas e precisam de um acompanhamento prolongado.
Várias doenças sistêmicas podem causar nefrites tanto na infância como no adulto. Exemplos são as doenças imunológicas como o lúpus, alguns cânceres, hepatites e outras doenças infecciosas.
E num número considerável de casos não se encontra causa alguma. É o que se chama de doença primária. É necessário efetuar uma avaliação clínica para que se decida se há a necessidade de uma biópsia renal que, quando realizada, esclarece exatamente o tipo da nefrite e auxilia bastante no tratamento.
Esse é o tipo de doença na qual, obrigatoriamente, há de se ter o acompanhamento de um nefrologista.
Se você tem alguma dúvida ou tem algum caso na família, sinta-se à vontade para postar.

15 comentários:

  1. meu esplica mto esa coisa ai vlw

    ResponderExcluir
  2. Ola, gostaria de me informar sobre o caso de nefrite , pois meu pai um transplante a mais ou menos 10 meses e hoje os medicos pediram um exame de biopsia e diz uma das medicas que acha pode estar com nefrite o que fazer

    ResponderExcluir
  3. Se foi indicada, fazer a biópsia e verificar o que está acontecendo no enxerto renal.
    Se uma nefrite qualquer foi a causa da perda do rim nativo, pode estar aparecendo de novo no rim transplantado.

    ResponderExcluir
  4. ola,eu tenho 18 anos e tive nefrite eu fiz tratamento durante 4 anos com uma nefrologista mas o senhor jesus mim curou por isso eu aconselho que vcs peça a ele pois tudo e possivel ao q crer,e tudo q pedires com fe recebereis,pq aquele q pede recebe o q busca encontra e o q bate se abre.pois ele e o medico dos medicos ainda q os medicos digam nao tem mais jeito ele e a soluçao sou evangelica da igreja deus e amor e foi la q deus mim curou visite vc tambem deus pode fazer o mesmo em sua vida a paz do senhor amem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. demora quantos dias para ficar curado dessa malvada nefrit estamos horando muito e ela ja esta internada

      Excluir
  5. Olá, tive nefrite aos 12 anos e após um ano de tratamento recebi "alta". Ocorre que hoje estou com 40 anos e tenho dúvidas se depois de tanto tempo posso ter alguma complicação renal em decorrencia da doença que tive. É que nos últimos tempos tenho percebido meus tornozelos inchados, embora minha pressão arterial não esteja alta fico preocupada.

    ResponderExcluir
  6. Procure um médico, Lili. Inchaço nos membros inferiores é um problema muito frequente e na maioria das vezes nada tem que ver com os rins. Aproveite e converse com ele a respeito de sua nefrite na infância. Provavelmente ele pedirá um exame de creatinina e urina.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tenho 42 anos e em decorrencia de um exame de urina feito a algum tempo atrás ter acusado traços de sangue na urina acabei consultando um nefrologista, que depois de algus exames me informou que eu tinha Proteinúria. Estou consultando outro nefro agora pra ter uma segunda opiniao. Porém, dias atrás descobri que meu avô materno faleceu aos 37 anos de nefrite. Lendo este blog constatei que apresento a maioria dos sintomas descritos acima. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Batista, desculpe demorar em responder. Você deve procurar um nefrologista, mesmo. Ele vai esclarecer tudo para você.

      Excluir
  8. muito show mim ajudou bastante

    ResponderExcluir
  9. eu tive nefrite quando criança não tive um bom acompanhamento isso pode ter deixado sequelas nos meus rins tenho muita dificuldade para urinar

    ResponderExcluir
  10. Nefrite crônica ou aguda, cujo os sintomas são dores nos rins, pode ser relacionada com alguma doença sexualmente transmissível ou devido ato sexual?

    ResponderExcluir
  11. Meu esposo teve nefrite ao 12 anos e desde de lá vai ao banheiro várias orinar e demora muito ,agora com 39 anos penso que isso é grave ? Nefrite pode causar estérilidade ?

    ResponderExcluir