quarta-feira, 9 de junho de 2010

O que é creatinina?

A creatinina é uma substância presente no organismo humano derivada do metabolismo dos músculos. Todo ser humano tem creatinina e ela é produzida em uma taxa constante e contínua diariamente durante toda a nossa vida. Há pouca variação nessa taxa durante o envelhecimento normal.
Nos últimos anos essa substância vem ganhando bastante espaço no noticiário porque a cada dia nos damos conta de que precisamos estar atentos à saúde dos nossos rins, assim como a do nosso coração, pulmões, cérebro, etc.
Mas o que a creatinina tem a ver com os rins???
Os rins são capazes de filtrar o nosso sangue e eliminar dele a creatinina e inúmeras outras substâncias através da urina. Devido a particularidades específicas da creatinina os rins eliminam grande parte dela na urina todos os dias incessantemente. Como a produção pelos músculos e a eliminação pelos rins é contínua sua concentração no sangue é constante.
A partir daí é fácil entender que quando os rins deixam de trabalhar adequadamente a concentração da creatinina no sangue aumenta. E é esse aumento que mostra para o médico que há algum problema no funcionamento renal. Portanto, pergunte ao seu médico como anda a sua creatinina.
Aumentos consideráveis da concentração da creatinina mostram que há INSUFICIÊNCIA RENAL.
Sobre esse tema falaremos mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário