sábado, 5 de junho de 2010

Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é uma doença que atinge bilhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que aproximadamente 20% de toda população do planeta a possua. É causada na maioria dos casos por uma interação entre fatores ambientais (sal, obesidade, sedentarismo, tabagismo) e genéticos e causa danos irreparáveis no longo prazo para seus portadores se os devidos cuidados não forem tomados.

Os principais problemas que ela gera são as doenças coronarianas (infarto, angina), a insuficiência cardíaca, o acidente vascular cerebral (AVC), a insuficiência renal crônica, problemas na retina e na irrigação das artérias periféricas (nas pernas, por exemplo).

Costuma-se tratar a hipertensão arterial no cardiologista, mas apenas por costume e por um efeito do marketing da especialidade. Acontece que a hipertensão não é uma doença cardíaca (o real campo do cardiolgista), e sim uma doença sistêmica. Talvez seja muito mais uma doença com um pano de fundo renal do que propriamente cardíaco. Portanto, procurar o nefrologista para tratar a hipertensão é muito mais sensato.

Em outros países ocorre dessa forma, um dos principais médicos procurados para tratar da hipertensão é o nefrologista. Aqui encaminham-se ao nefrologista apenas aqueles pacientes com hipertensão mais severa e de difícil tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário