sábado, 5 de junho de 2010

Glomerulopatias

A principal função dos rins é filtrar o sangue e eliminar as impurezas através da urina. Esse processamento é feito pelo néfron que é a unidade funcional do rim.

As doenças glomerulares (também chamadas nefrites, síndrome nefrótica, nefrítica, etc) provocam uma deterioração nessa função dos néfrons já que a estrutura responsável pela filtração do sangue é o glomérulo. Ele se situa no início do néfron.




A segunda figura mostra o rim ao fundo, o néfron num segundo plano e o glomérulo em primeiro plano, em ampliações esquemáticas.

É essa a estrutura lesada nas glomerulopatias. Nessas doenças há um acometimento estrutural do glomérulo, o que afeta gravemente a sua função, fazendo com que ele diminua a sua atividade de filtração ou a realize de forma equivocada com perda excessiva de proteínas (causando a proteinúria) ou sangue (hematúria). Isso pode fazer a pessoa inchar bastante e/ou ficar hipertensa.

São várias as causas das glomerulopatias e apenas o nefrologista pode definí-la com precisão e tratá-la adequadamente. Para isso muitas vezes é necessário que se faça uma Biópsia Renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário