Os urologistas são cirurgiões e os nefrologistas são clínicos. Inicialmente aqueles, após a faculdade, fizeram uma residência de cirurgia para depois se especializarem em urologia, já estes fizeram residência em clínica médica e depois nefrologia. É assim a formação de um nefrologista de verdade hoje em dia.
O urologista se encarrega dos cuidados cirúrgicos das doenças do trato urinário (rins, ureteres, bexiga, próstata, uretra e genitália). São os cálculos e outras causas que provocam obstrução do trato urinário, tumores que necessitam de extirpação cirúrgica, doenças da próstata, abscessos renais, o ato cirúrgico do transplante renal, etc.
O nefrologista cuida de todas doenças propriamente do rim, como as nefrites, da hipertensão arterial essencial ou secundária a diversos motivos, da insuficiência renal (provocada por diabetes, hipertensão, doenças císticas, etc), das infecções urinárias de repetição, dos cálculos renais que não precisam de cirurgia, dos pacientes em diálise e dos transplantados renais.
Há uma grande interação entre um e outro para o bem do paciente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
eu gostaria de ser nefrologista quanto tempo custa em média a espeializaçaõ
ResponderExcluirDepois da faculdade de medicina, mais 2 anos de clínica médica e depois mais dois anos de residência em nefrologia. Isso é o mínimo.
ResponderExcluirEu procura ir a clinica de urologia uma vez por ano
ResponderExcluir