quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cirurgia de Retirada da Paratireóide (Paratireoidectomia)

Boa parte dos portadores de insuficiência renal crônica em diálise sofre do hiperparatireoidismo secundário, que é o descontrole na produção do paratormônio (PTH) pela glândula paratireóide, que fica no pescoço, próxima da tireóide. Esse problema se deve primariamente à baixa da vitamina D e do cálcio e ao aumento do fósforo que ocorrem na vigência de insuficiência renal, mesmo naqueles em diálise. O tratamento inicial consiste na administração de altas doses de vitamina D e no controle do cálcio e fósforo. Porém em alguns muitos casos em que o objetivo em controlar o PTH não é alcançado clinicamente está indicada a paratireoidectomia, com o fim principal de proteger os ossos e evitar doenças cardiovasculares.
Até aí tudo simples, não é mesmo? Entretanto, a paratireoidectomia não é uma cirurgia simples de se fazer. Embora seja uma glândula superficial, ela é muito pequena, dividida geralmente em quatro diminutos pedaços e rodeada de vasos sanguíneos e nervos importantes, o que torna sua retirada cirúrgica complexa, além do que, conta com um pós-operatório bastante complicado. E para dificultar tudo, o SUS paga muito pouco por esse procedimento cirúrgico (algo em torno de 200 reais para o cirurgião de cabeça e pescoço), o que torna a tarefa de encontrar um profissional interessado em fazê-lo extremamente complicada.
Está aí uma boa briga para as associações de renais crônicos dos estados.

11 comentários:

  1. Concordo em dizer que essa cirurgia nao é tão simples, ou melhor, o pós-operatorio. Sou mulher,32 anos e tenho a NEM1 e faz 2 anos que fui submetida a cirurgia de retirada das 3 glândulas paratiroides e a metade da 4 glandula foi implantadda no meu antebraço. Nos dois primeiros dias depois da cirurgia eu estava " ótima", porém no 3 dia de cirurgia comecei a sentir sensações de durmencia por todo o corpo;labios,nariz, couro cabeludo, mãos, pés tudo isso por conta da hipocalcemia no meu corpo(os médicos já tinham me alertado , mas eu nao imaginava que essa sensação era tão desagradável!. No 3 dia fui ao hospital para injetarem calcio na miha veia, pois o calcio que eu administrava por via oral ainda não surtia efeito e nem a glaândula do implante no meu antebraço "funcionava". Na madrugda do 4 dia de cirurgia foi o pior dia de toda a minha vida!, eu sentia meu corpo todo durmente , inlusive eu nem sentia se tinha cabelo de tao durmente que era meu couro cabeludo.De repente, mihas maos ficaram duras, meus pes duros e eu sentia uma sensação diferente dentro do meu peito e coração como se eles estivessem deixando de "funcionar",pois eu sentia falta de ar e dificuldade em falar. Gritei por socorro e disse a minha mae que eu estava morrendo e pedi uma ambulacia. Minha mae me levou ao hospital e em 15 a 20 minutos chegamos, por conta de ser no domingo, ou seja, sem engarrafamento.Cheguei de maca no hosital toda dura e entreo direto na sala de emergencia e inha mae ligou para meu médico que se counicou com o medico do plantao e só ai que eu recebi a minha vida na veia "o CALCIO".Fiquei 15 dias no hospital internada, pois eu precisava do calcio 24h na minha veia.Com o passar dos dias a glandula inicou a ter um pouquinho de efeito. Sufri muito nesses dias internada, tive flebites em todas as veias, para fazer exames de sangue retiravam sangue do meu pe, onde lesionaram nervos!.Depois de 2 anos eu estou muito bem!!! Graças a DEUS!!! Mas estou decidida a nao fazer mais cirugia de paratireoide, se eu precisar remover a do antebraço?? Vou ficar sem cálcio?????????? Qual seria a solução????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro em SP médico cirurgião de cabeça e pescoço com experiência em remoção de paratireoides. Poderiam me indicar? Obrigado

      Excluir
    2. Dr Giuliano Molina atua no Hospital Beneficência Portuguesa

      Excluir
    3. Dr Emilio Justi Júnior melhor médico em cirurgia do Brasil em São José do Rio Preto.

      Excluir
  2. Seu problema provavelmente já está resolvido e não precisará mexer na paratireóide do antebraço.

    ResponderExcluir
  3. No meu caso o implante não funcionou. Estou perdendo a vida a cada dia. Nenhum médico que fui consultar consegui uma explicação para isso. Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde vc fez implante? Eu estou sempre com cálcio baixo As me sinto igual vc. Até meu coração começou dar problema Me responda por favor.

      Excluir
  4. Meu pth deu 367 isso ja é um fator de risco? Tenho que fazer cirurgia?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde fiz minha cirurgia foi ótima meu PTH está 110 porém meu cálcio está 8 estou tomando 6 carbonato e 6 calcitriol..

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia meu pth deu 180 e antes de fazer o exame é esse médico tinha me pedido o hidróxido de vitamina d o resultado do hidroxivitamina d foi 29 e após fazer o médico me recomendou tomar duas injeções para repor a vitamina após realizar o tratamento que foi recomendado e fiz o exame estava 69 é possível ter que fazer alguma cirurgia pelo fato do pth estar bastante elevado

    ResponderExcluir