sábado, 12 de janeiro de 2013

Hipertensão de difícil controle (resistente)

Um hipertenso, quando precisa começar um remédio, após análise do caso por um médico, pode precisar de uma ou mais medicações, dependendo de seu nível de pressão arterial. É bastante comum alguém começar com um medicamento, ter uma boa resposta, e um tempo depois precisar adicionar outra droga ao tratamento.
Um pouco menos comum, mas até certo ponto corriqueiro, é a necessidade de numerosos remédios em associação. Isso pode ocorrer pela falta de manejo adequado de obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, alto consumo de sal, algum grau de retenção de líquido, por característica individual, ou até mesmo por uma doença que pode estar por trás do quadro todo. Essas pessoas podem precisar de quatro ou mais remédios de pressão.
É interessante, sempre após avaliação médica, que se use medicações de tomada única diária a fim de uma melhor aderência ao tratamento, que se use combinações fixas (duas ou três drogas numa mesma cápsula) disponíveis comercialmente pelo mesmo motivo, evitando os manipulados, e que se possível, uma droga seja tomada à noite, para uma melhor cobertura desse período. Nos postos de saúde as combinações fixas não estão disponíveis, mas o custo não é tão alto, visto o benefício de evitar a polifarmácia em casa.
Para um bom acompanhamento, o MAPA (monitorização ambulatorial de pressão arterial) é indispensável.

2 comentários:

  1. Olá,
    Meu nome é Ana Flavia e trabalho na divulgação do Instituto Ganz Sanchez, especializado em Zumbido, um problema que atinge 28 milhões de brasileiros e cujas causas podem estar associadas à diversas áreas da medicina. Todos os meses fazemos um encontro para falar sobre algum tema relacionado.
    O encontro é transmitido pela Internet ao vivo e qualquer pessoa pode participar e mandar suas dúvidas pelo canal: http://twitcasting.tv/zumbidonoouvido
    Seguem informações abaixo.
    Se puderem nos ajudar divulgando em seus blogs, será ótimo!
    Obrigada e abs,
    Ana
    Utilizando nossa experiência de 10 anos na coordenação de grupo de apoio, criamos em 2012 o GANZ - Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido. Nesta nova fase, um desafio ainda maior: atingir pelo menos 1 milhão dos 28 milhões de brasileiros que têm zumbido.
    Os principais objetivos do GANZ são educar, trocar experiências e transmitir informações mais otimistas - embora realistas - aos que sofrem com zumbido. O pioneirismo desse Grupo é transmitir as reuniões presenciais por streaming nas mídias sociais, aumentando o alcance dessas informações para o Brasil.
    Palestrante: Profa Dra. Tanit Ganz Sanchez Médica otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela USP, Diretora-Presidente do Instituto Ganz Sanchez e Presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ). Assumiu a “missão” de desvendar os mistérios do zumbido e foi pioneira nas pesquisas no Brasil, sendo reconhecida por sua didática, objetividade e compartilhamento aberto de ideias. Possui experiência de 10 anos na coordenação de Grupos de Apoio.
    Iniciativa: APIDIZ – Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (www.apidiz.org.br)
    Apoio: Instituto Ganz Sanchez www.institutoganzsanchez.com.br
    Datas: 06/03; 03/04; 08/05; 05/06; 03/07; 07/08; 04/09; 02/10; 06/11 e 04/12/13.
    Horário: das 15h às 16:30h
    Local: Av. Padre Pereira de Andrade, 353, Alto de Pinheiros, São Paulo – SP (perto Pq Villa Lobos)
    Contato: contato@apidiz.org.br ou (11) 3021-5251
    Escopo: Tópicos relevantes para pacientes com zumbido e familiares entenderem melhor o problema e conhecerem as opções de tratamento personalizado.
    Não escopo: análise de exames, indicação de profissionais ou orientação individual de tratamento.
    Novidade: palestras transmitidas em tempo real pelo http://twitcasting.tv/zumbidonoouvido (Acesse pelo computador, tablet ou celular) – GRATUITO!
    Inscrição: (participação presencial): R$ 26,00 (Vinte e seis reais). Por ser instituição sem fins lucrativos, este evento configura trabalho voluntário da Diretoria da APIDIZ.
    Formas de Pagamento: Transferência bancária (Santander-033, Ag 2078, C/C: 13.000674-8, CNPJ: 12.052.559/0001-44) e envie o comprovante junto com a ficha de inscrição para o e-mail: contato@apidiz.org.br.
    Mais informações e ficha de inscrição: http://www.institutoganzsanchez.com.br/ganzapidiz.html

    ResponderExcluir
  2. Olá, td bem?

    Chegou a hora de mais um GANZ - Grupo de apoio nacional a pessoas com zumbido. O tema dessa edição é zumbido x tontura e é possível assistir de qualquer local do mundo por um computador ou smartphone.
    Todos os meses mais de 90 pessoas assistem online.
    Nesta edição queremos chegar a 100 pessoas e contamos com sua ajuda nessa divulgação!

    Segue abaixo o press release. Aqui vocês encontram a imagem de divulgação: https://www.dropbox.com/s/xav0pkk7enyp7fi/ganz_AGOSTO.jpg!

    Tbm fizemos um vídeo, com o chamado da Dra. Tanit para o encontro: http://www.youtube.com/watch?v=y2l89CfZkFY&feature=share&list=UUQ8WSgL6e4SwEEyBEgv1uiA

    Obrigada e abs,

    ResponderExcluir