segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Beber água é bom para os rins (2)?

Há um tempo publiquei um post que em resumo dizia que o consumo de água além do suficiente para saciar a sede não determinava benefício algum para a função dos rins. Continuo com essa opinião por não haver explicação técnica que me faça pensar o contrário, exceto nos casos de cálculos renais, certamente, e na doença renal policística, em que talvez o consumo de água além do estritamente necessário seja benéfico.
Porém, neste ano, dois trabalhos de desenho que lhes conferem pouca força conclusiva, mostraram que o consumo de água medido pelo volume urinário em um, e por inquérito subjetivo direto em outro era diretamente relacionado a uma maior preservação da função dos rins ao longo do tempo.
A orientação para um consumo de água maior vem principalmente de 1945 através do Food and nutrition board que orientava o consumo de 2,5 l de água, incluída a dos alimentos e das bebidas não alcoólicas. Com o tempo, contudo, a orientação foi sendo esquecida por falta de embasamento fisiológico.
Parece que o meio científico sério vem se preocupando novamente com o assunto e considerando que a ingestão de água para a prevenção das doenças renais não é só uma "lenda urbana". Entretanto, por ora, as formas de se evitar as doenças renais reconhecidas são em resumo a detecção precoce do diabetes e hipertensão, a prevenção do uso de substâncias nefrotóxicas e, provavelmente, a manutenção de um peso saudável através da dieta e atividade física.

2 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria se fosse possível tirar uma dúvida minha. Tomei durante 03 semanas 5g de creatina (faço musculação) e durante este período consumi uma maior quantidade de água como recomendado. No momento minhas mãos estão descascando muito. O que poderia ser? É temporário?
    Desde já agradeço.

    Att.
    Diones Ferreira

    ResponderExcluir