segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Diálise Peritoneal

É mais uma forma de se fazer diálise. Não é uma forma em que o processo acontece fora do corpo (extracorpórea) como a hemodiálise, mas sim dentro dele, mais precisamente dentro da barriga.
Um catéter (tubo) é colocado dentro da cavidade abdominal através de uma incisão cirúrgica na parede abdominal. O catéter não atravessa o intestino ou qualquer outro órgão, ele apenas é posicionado com a ponta no interior dessa cavidade, cuja superfície interna é formada por uma estrutura chamada peritôneo. O peritôneo é uma membrana de área bastante grande ricamente vascularizada, ou seja, tem inúmeros vasos sanguíneos de variados calibres. Os que interessam para a diálise peritoneal são os capilares (finíssimos vasos). Um "líquido de limpeza" chamado de banho de diálise é colocado dentro da cavidade abdominal, sendo dessa forma exposto à superfície do peritôneo. Por sua vez, os capilares do peritôneo permitem a passagem das impurezas em excesso no sangue em direção ao banho de diálise. Dessa forma as toxinas deixam o sangue e vão para esse líquido, que a intervalos frequentes é retirado de dentro da barriga e substituído por um novo e limpo, dando condições de nova passagem de impurezas para o mesmo, de forma subsequente.
O número de vezes que se tem de trocar o líquido, sua composição e o volume de cada troca são prescritos de forma individual pelo nefrologista.
A diálise peritoneal tem resultados bastante semelhantes em termos de sobrevida à hemodiálise. Tem a vantagem de não obrigar o indivíduo a ir a uma clínica 3 vezes por semana, pois geralmente é feita em casa.
Num post futuro falaremos sobre os métodos de diálise peritoneal: o CAPD e o APD (automatizada).

11 comentários:

  1. Olá Dr.o que significa o achado em hemocultura sanguínea de:(células leveduriformes g1)em paciente fazendo tratamento de peritonite fúngica por candida albicans associada a diálise peritoneal em uso de fluconazol que ao final de nove dias,do periodo de quatorze a febre retornou.é resistencia ao fluconazol ou uma candidemia?Grata.Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Nesse caso a retirada do cateter deve ser considerada, Fernanda. Mas só o nefrologista pode decidir isso.
    Quanto ao que esse resultado da hemocultura pode querer dizer, eu não sei. Depende da data da coleta, da forma que foi colhida, vários fatores que só o médico do caso pode considerar.

    ResponderExcluir
  3. Dr.Eduardo fico agradecida por ter me respondido,mas eu não esclareci bem minha dúvida;é o seguinte Dr,o cateter peritoneal já foi retirado e o paciente já foi transferido para hemodiálise,só que antes de completar 14 dias de fluconazol,sinais sugestivos de infecção reapareceram,agora com suspeita de infecção no cateter do pescoço,feita hemocultura saiu no resultado (candida em hemocultura)minha dúvida é:o fungo que estava só no peritonio pode ter migrado para a corrente sanguínea causando uma candidemia?Dr.candidemia pode ser tratada em casa ou precisa ficar internado?quantos dias precisa usar o antifúngico para ficar curado?Dr será que a há necessidade de remover o cateter que está no pescoço para resolucionar essa candidemia? Obrigado e me perdoe pelo extenso texto.Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, sem problema.
    Sim, a sua hipótese está correta. A candidemia cuja comprovação está no resultado da hemocultura pode ser consequência da infecção peritoneal.
    O local de tratamento depende do estado clínico do paciente. O tempo gira em torno de 14-21 dias. A retirada ou não do cateter depende da resposta ao antifúngico. Converse com o médico do paciente, ele pode lhe dar mais detalhes.

    ResponderExcluir
  5. I'm impressed, I've got to admit. Seldom do I encounter
    a blog that's both educative and engaging, and certainly, you've hit the nail on the head.

    Sixty something which not enough consumers are speaking intelligently about.
    Now i am happy I ran across this around my find something
    regarding this.

    Feel free to visit my web-site: ,cheap Womens earrings

    ResponderExcluir
  6. Hi, I not really know where to go to trade my gemstone in Melbourne.
    The only real specs i've got to the ring are listed below:

    my weblog: unique silver jewelry

    ResponderExcluir
  7. complimentary download vista vehicle driver.

    My weblog - Http://Misschatterboxchats.Blogspot.Fr

    ResponderExcluir
  8. This information is invaluable. How can I find out more?


    Look into my blog post: xerox 8560 black

    ResponderExcluir
  9. Thks man, there are still good fellows, cya.


    Visit my website xerox phaser 8560 ld

    ResponderExcluir
  10. Exactly what concerning publishing index cards?

    Gary.

    Check out my site: xerox phaser 8560 ink ()

    ResponderExcluir