sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Controle de peso na diálise / peso seco

Quem faz hemodiálise tem ou terá, mais cedo ou mais tarde, essa preocupação. À medida que o tempo passa, o funcionamento dos rins se deteriora, mais e mais. Mesmo após a entrada em diálise a piora continua, já que, como dito anteriormente, a diálise não é um tratamento da doença renal, é apenas um tratamento das complicações dela. Uma das principais complicações, causada pela dificuldade em eliminar todo o líquido que se consome através da produção de urina, é o ganho de peso.
Não, a pessoa não engorda! Ela fica mais pesada porque a água não é eliminada. A pessoa urina menos do que o mínimo necessário para se manter sem líquido em excesso. A urina vai diminuindo com o passar do tempo até que se reduz a uma quantidade bem pequena. A pessoa tem um peso "seco" de 70 kg, por exemplo, mas 2 dias após a sessão de diálise está pesando 75 kg, ou seja, tem 5 kg de excesso de líquido.
Pode-se imaginar então que se a pessoa beber muito líquido ficará com excesso dele no corpo, e isso realmente acontece, fazendo com que a pessoa inche, fique com a pressão arterial alta e com falta de ar (líquido nos pulmões). Isso torna a sessão de diálise complicada, já que vai ser necessária uma retirada muito intensa de líquido, expondo a pessoa a um risco maior de arritimias e hipotensão.
A estratégia para evitar essa situação é reduzir a ingestão de líquido (água, sucos, refrigerantes, etc) ao mínimo, apenas o suficiente para saciar a sede. O problema é que a sede varia de indivíduo para indivíduo, na dependência de quanto sal é consumido. Quanto mais sal se come, mais sede se tem. Uma forma, então, se não a melhor, de se otimizar a estratégia para não se ganhar tanto peso é consumir menos sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário