sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Doença Renal Policística / Cistos Renais

Várias doenças podem causar cistos renais. A intenção aqui é falar sobre a doença renal policística autossômica dominante. Trata-se de uma doença genética e hereditária que passa dos pais para os filhos em 50% (na média) da prole. Há a transmissão de um gene defeituoso que determina produção equivocada de proteínas que, em última análise, provocam deformidades nos túbulos renais, permitindo o aparecimento de cistos. Os cistos começam em pequena quantidade e tamanho e com o passar dos anos crescem e se multiplicam, fazendo com que os rins aumentem muito de tamanho e percam a sua função. Os cistos tornam-se visíveis a uma ultrassonografia geralmente após a adolescência ou a puberdade.
Essa doença é uma causa comum de insuficiência renal. Geralmente seus portadores irão precisar de diálise ou transplante no decorrer da vida. A idade em que essa necessidade aparece varia bastante entre as famílias que possuem essa mutação genética, mas dentro de uma mesma família, essa idade costuma ser bem parecida. Quero dizer que a evolução da doença da filha vai ser muito parecida com a que o pai teve.
Uma complicação muito comum é a hipertensão arterial, que costuma aparecer em quase todos os portadores. Deve ser tratada de forma eficiente, pois é a única forma de retardar o avanço da doença.
Não há cura. A função dos rins costuma se deteriorar progressivamente até a necessidade de diálise/transplante, mesmo com o tratamento da hipertensão, já que os cistos continuam a crescer e se multiplicar.
É uma doença traiçoeira, porque ainda hoje, só se descobre ela depois que já se tem filhos. E, em média, metade deles terá a doença renal policística.
O aconselhamento genético e o planejamento familiar sempre devem ser abordados. Pois a única forma legal e segura de não transmitir a doença, infelizmente, é não ter filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário