sábado, 14 de agosto de 2010

Anemia na Insuficiência Renal

Os rins produzem eritropoetina, que estimula a medula óssea (precursores eritróides) a produzir glóbulos vermelhos (hemáceas). O fator que faz o rim produzir mais eritropoetina é a baixa de oxigênio.
Adivinha o que acontece com quem tem insuficiência renal? Sim, deixa de produzir a eritropoetina adequadamente, e à medida que avança no estágio da doença renal, fica mais anêmico.
A anemia provoca fraqueza, perda de apetite, falta de ar, palidez e nos casos mais severos pode até matar.
Antigamente a anemia só era tratada com transfusões de sangue mas hoje em dia já existe a eritropoetina sintética, que é bem mais segura e pode ser utilizada por quem tem insuficiência renal e anemia. Essa medicação é bem cara e a maioria das pessoas que precisa dela conta com o fornecimento por parte dos governos estaduais já que é um direito constitucional da população.
A eritropoetina sintética é fabricada por grandes laboratórios e a mais utilizada no Brasil é a alfapoetina (hemax, eprex, etc). Já existem no mercado produtos mais modernos que talvez ofereçam alguma vantagem como a darbepoetina (aranesp) e a betapoetina c.e.r.a. (mircera) mas que, por enquanto, não vêm sendo muito usados por aqui.
A alfapoetina produz um efeito melhor quando aplicada por via subcutânea e a dose necessária vai ser definida pelo nefrologista. A falta de algumas vitaminas, de ferro e perda de sangue contínua também podem causar anemia em quem tem insuficiência renal. Por isso é importante o acompanhamento do nefrologista pra que ele detecte, se for o caso, e corrija esses problemas antes de partir para o uso da eritropoetina.
Algumas eritropoetinas precisam ser conservadas na geladeira, portanto, cuidado: se ela esquentar, estraga e perde o efeito. Informe-se sobre isso. Use corretamente e exija sempre o fornecimento contínuo da sua eritropoetina. Ela é muito importante.

Um comentário:

  1. Nice link i like it so much. this link is very useful to every body. very nice posting.....

    Thanks for share....

    ResponderExcluir