terça-feira, 27 de julho de 2010

Litotripsia (LECO)

A litotripsia é um procedimento do urologista para a elminação de um cálculo formado. É comumente confundida com "laser". Não há nenhum raio laser nesse procedimento, é um confusão que está na boca do povo e eu não sei a origem. Até existe um procedimento para eliminação de cálculo que utiliza laser, mas não está disponível na prática clínica diária e não se conhece bem sua eficácia.
O nome todo é litotripsia extracorpórea por ondas de choque (abrevia-se LECO) e é feita com um emissor de ondas mecânicas que se transmitem num meio líquido até o cálculo do paciente com bastante precisão. Essas ondas mecânicas (milhares numa sessão) quebram o cálculo e tornam a sua saída mais fácil. O procedimento todo é feito sem internação e sem necessidade de anestesia, apenas um sedativo ou analgésico. Tem uma ótima chance de resolver cálculos altos não muito grandes (no rim ou na parte superior do ureter) e perde eficiência quando o cálculo se encontra mais baixo no trato urinário.
Sempre deve ser indicada por um urologista, é bastante segura e eficaz essa técnica revolucionária.

2 comentários:

  1. fiz uma cirurgia de corte para retirar 3 pedras,pois havia feito 2 sessões de leco sem sucesso,mas ainda ficou uma posso fazer outra leco com 2 meses operada? quanto tempo tenho que esperar para outra leco?

    ResponderExcluir
  2. fiz uma cirurgia de corte para retirar 3 pedras,pois havia feito 2 sessões de leco sem sucesso,mas ainda ficou uma posso fazer outra leco com 2 meses operada? quanto tempo tenho que esperar para outra leco?

    ResponderExcluir