terça-feira, 13 de julho de 2010

Biópsia Renal

Em certas situações como as nefrites/glomerulopatias e quando não se sabe o motivo de uma insuficiência renal indica-se a realização de uma biópsia renal. Trata-se da retirada de um fragmento de tecido renal que represente de forma fidedigna o órgão inteiro. O objetivo é estudar o órgão microscopicamente para fazer o diagnóstico de forma mais precisa, para conhecer o grau de atividade e quantificar a perda irreparável causada pelas mais variadas doenças e, por fim, planejar a melhor forma de se tratar o problema identificado.
Geralmente quem tem de fazer biópsia renal são aqueles com perda excessiva de proteína ou hemáceas na urina e os que perdem função renal e não se identifica a causa.
É o nefrologista quem indica a biópsia renal.
Na maioria das vezes é um procedimento feito com uma agulha inserida através da pele (percutânea). Localiza-se o rim com o aparelho de ultrassom ou tomografia e com uma agulha especial (sob anestesia local) faz-se a retirada de um fragmento mínimo de tecido renal. Quase não há dor e a recuperação é muito rápida. No dia seguinte ou no mesmo dia o paciente já volta para casa.
As complicações são muito raras e a mais frequente (< 10% das vezes) é o sangramento no rim biopsiado. Só o repouso e observação resolve a maioria dos casos.
O fragmento (biópsia), então, é enviado para o laboratório de patologia para ser estudado no microscópio e o laudo desse exame ajudará sobremaneira o nefrologista a traçar a conduta mais acertada para cada caso.

7 comentários:

  1. Para quem ja esta em tratamento dialitico em que caso se faz necessário uma biopsia?
    Natalia-Rondonopolis
    Natysfernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Só nos casos em que a necessidade de diálise se deu há pouco tempo, Natália.
    Conhecer o motivo sempre é o ideal, só que às vezes é impossível.
    Rins com doença crônica instalada na maioria das vezes não mostram coisa alguma na biópsia. E o risco de sangramento importante nesses rins é muito maior.
    É por isso que não vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Entendi.Eu penso o que fazer quando você acha que não existe saida? No caso dos renais crônicos do nosso estado por exemplo ou quando ninguém na família pode doar...ainda assim, mesmo que distante consigo ver uma saída, tentar me cadastrar em outros estados,é dificil por não residir nos mesmos, mas também não é impossível continuar tentando sabendo que esta é minha única alternativa.Se souber de algum lugar que possa me cadastrar,ficarei muito agradecida.Abço.
    Me add natysfernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Peça ao nefrologista responsável pela clínica em que você dialisa para encaminhar, a seu pedido, ao TFD do MT uma solicitação de consulta de pré-transplante em São Paulo ou no Paraná, por exemplo. Lá a fila anda bem e eles podem inscrever você.
    Só lembre-se sempre que transplante não é cura, é só outra alternativa.

    ResponderExcluir
  5. Reflexão:

    A BELEZA NA HEMODIÁLISE



    O paciente renal costuma ter cicatrizes nos braços por causa da fístula, usada para fazer o tratamento dialítico.Essas cicatrizes aparentes e superficiais podem parecer estranhas/feias para quem não entende seu significado,mas devemos admitir que é graças à elas que estamos vivos e podendo levar uma vida aparentemente normal.

    Todo nós temos muito mais cicatrizes escondidas, aquelas da alma, que vamos adquirindo ao longo da vida.Através de sonhos perdidos, promessas não cumpridas, planos desfeitos,mágoas e arrependimentos.Essas cicatrizes da alma demoram muito mais tempo para se fecharem e algumas nunca se fecham, pois não conseguimos esquecê-las e seguir em frente.

    A beleza da hemodiálise está no sorriso de um paciente que se recuperou, na alegria de saber que não exagerou na água, no aperto de mão de um amigo,no batom das mais vaidosas, ao sair da sessão bem, é saber que alguém te espera em casa.

    Essa mesma beleza é a que acompanha todos nós durante toda a vida, não só renais.O sorriso, o estar bem, a vaidade sem exageros, saber que alguém te espera em algum lugar, são fundamentais para uma vida feliz.Da mesma forma que as mágoas, arrependimentos, maldade, vaidade exagerada, egoísmo e baixa alto-estima são fundamentais para um vida triste e vazia.

    Por isso aproveite o novo ano para fazer novas promessas para sua vida, promessas de estar bem e se sentir bem com o que reflete no espelho.Se olhar e olhar o outro com olhos de amor,ver a beleza nos olhos das pessoas e admirá-la pela vida que ela leva, pela vida que ela tem.Com trabalho, luta, suor e dedicação,assim como todos nós.

    Agradeça "só" de estar vivo.

    Da mesma forma da tristeza, a beleza também é um estado de espírito.

    Postado por Luciana Cintra Sielskis .

    Natalia Fernandes.

    ResponderExcluir
  6. vou fazer uma biopsia renal daqui a uma semana gostaria de saber qual o tempo de recuperação.
    pois penso que ficarei o natal acamado ????

    ResponderExcluir
  7. vou fazer uma biopsia renal daqui a uma semana gostaria de saber qual o tempo de recuperação.
    pois penso que ficarei o natal acamado ????

    ResponderExcluir