terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Onde encontro um nefrologista

A Nefrologia não é uma especialidade muito conhecida. Ela é relativamente recente no Brasil (não mais que 50 anos) e sempre contou com poucos médicos. Durante muito tempo eles ficaram, por questões de numerário, "escondidos" nas clínicas de diálise, onde eles são essenciais. Com o aumento do número de residências no Brasil, hoje tornou-se mais fácil encontrar um desses especialistas, ou talvez eu deva dizer, menos difícil. Em capitais geralmente encontram-se vários.
Com o tempo e algum marketing a especialidade sairá do casulo, já que, dentre outras situações, o manejo da hipertensão arterial de difícil controle e das lesões renais devido ao diabetes e hipertensão cujas frequências são altíssimas na população, são bem melhores tratadas com um desses profissionais.
Para encontrar um nefrologista com título de especialidade concedido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, acesse este arquivo.
Muitos nefrologistas excelentes não constam nessa lista, mas os que estiverem nela garantem ao paciente uma boa formação, já posta a prova numa prova de título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário