sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Infecção Urinária

É a presença do conjunto de sintomas e achados laboratoriais. Pode-se dividir essa entidade em infecção urinária alta (pielonefrite - quando há infecção do rim) e baixa (cistite - infecção da bexiga). Boa parte das mulheres terá infecção urinária durante a vida, e a maioria das que já teve uma terá outra.
Este post falará sobre a cistite.
Ardência durante e após a micção, sensação de micção incompleta, vontade de urinar o tempo todo, desconforto na região da bexiga são os sintomas mais comuns.
Novo parceiro sexual, atividade sexual recente e frequente são os principais fatores de risco para se ter uma infecção urinária. Não confunda, não é doença sexualmente transmissível. É apenas mais comum em mulheres com vida sexual ativa. A maioria das infecções urinárias em mulheres ocorre nas 24 h seguintes ao ato sexual.
É incomum seu aparecimento em homens, e sempre que presente deve ser investigada a presença de alguma doença estrutural do trato urinário.
O agente causador mais comum dessa infecção são bactérias do trato intestinal. É fácil perceber, então, que devido a proximidade maior da uretra feminina com o ânus, são elas as mais acometidas. A uretra maior protege o homem.
Geralmente é uma doença branda que pode até se curar espontaneamente. Porém, o risco envolvido de complicações é alto e não se deve arriscar. Sempre que os sintomas mencionados aparecerem, procure um médico para que um pronto tratamento seja iniciado. Em boa parte das mulheres, o médico não precisa de exame algum para fazer o diagnóstico de cistite, apenas o conjunto de sintomas já indica a presença da doença e a necessidade de tratamento com antibiótico.
Cistites de repetição vão ser abordadas de forma criteriosa pelo médico, que geralmente pedirá exames de imagem e fará um esquema de prevenção com antibiótico durante um certo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário