segunda-feira, 25 de abril de 2011

Carambola na insuficiência renal


Nunca é demais lembrar que para os portadores de insuficiência renal a ingestão de carambola é muito perigosa. É uma fruta deliciosa originária da Ásia e presente no Brasil há muito tempo.
Ela contém toxinas que não são eliminadas em pessoas com insuficiência renal e passam do sangue para o sistema nervoso causando vários sintomas e, às vezes, lesões neurológicas irreparáveis.
Os sintomas vão desde sonolência, soluços intermináveis, insônia, agitação, até convulsões, coma e parada respiratória, na dependência da quantidade de fruta ingerida e do grau de insuficiência renal. Em pessoas saudáveis nada acontece pois os rins eliminam facilmente as tais toxinas.
Infelizmente não há um tratamento eficaz para essa intoxicação. Alguns pacientes obtêm alguma melhora após hemodiálise, mas essa não é a regra, fazendo com que a situação possa ganhar contornos muito críticos em alguns casos.
Como há diversos relatos de morte pela ingestão da carambola em renais crônicos, cuidado! Se você é paciente renal em diálise, nem passe perto da fruta e alerte toda sua família para não lhe prepararem uma salada de frutas venenosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário