terça-feira, 22 de junho de 2010

Diálise

A diálise é uma forma que o ser humano genialmente inventou de substituir a função que os rins deixaram de desempenhar. A diálise através de membranas especiais (artificiais ou natural) faz com que as impurezas e excessos, que passam a se acumular no organismo devido ao mau funcionamento dos rins, possam ser retirados do interior do corpo dos portadores de insuficiência renal.
Essa membrana (representada esquematicamente pela linha preta grossa do desenho) faz com que os elementos em excesso passem do sangue para o meio artificial criado a partir de um conjunto máquina/dialisador (na Hemodiálise) e de peritôneo/cavidade abdominal (na Diálise Peritoneal). Esse processo acontece devido a uma propriedade física conhecida como difusão, onde os solutos passam do meio mais concentrado para o meio menos concentrado através de uma membrana semipermeável. Com a retirada do "líquido limpador" e a substituição por outro novo esse processo se realiza repetidamente quantas vezes for necessário.
Como dito acima, são duas as formas de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal, que serão discutidas mais adiante em outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário